Viagem à Ouro Preto em 2011 com meus alunos do 4º ano Castro Alves.
aqui você encontrará algumas atividades trabalhadas em sala de aula, modelos de painéis,desenhos, etc.
segunda-feira, 18 de março de 2013
fazendo o próprio jornal
FAZENDO O PRÓPRIO JORNAL
Ao produzir um jornal em sala de aula, procure não valorizar demais o produto final, pois dificilmente ele será parecido com os modelos conhecidos. Dê mais importância ao processo de produção, estimulando o uso de:
- Diferentes gêneros textuais de imprensa (artigo, reportagem, fotojornalismo).
- Diferentes funções e níveis de linguagem presentes nos jornais.
- Noções gramaticais diversas.
- Recursos de pesquisa, do trabalho coletivo e interdisciplinar.
- Estratégias que ajudem a firmar a identidade dos alunos.
O passo-a-passo
- Defina com a turma como será o jornal: impresso (e distribuído) ou mural (afixado).
- Forme grupos de trabalho com professores, alunos, funcionários e distribua responsabilidades.
- Marque reuniões regulares para tomar decisões e avaliar resultados.
- Defina o público para o qual se dirige a publicação.
- Escolha o nome e o logotipo.
- Avalie a necessidade e a disponibilidade de recursos materiais, como papel, máquinas fotográficas, gravadores para entrevista, computadores, despesas em geral (filmes, revelação, gráfica etc.), além de patrocinadores e publicidade.
Conteúdos e seções
O perfil temático pode ser definido pela turma, sob a sua coordenação. Opções:
- Ser porta-voz da direção da escola.
- Ser porta-voz dos alunos.
- Abordar temas gerais, atualidades, temáticas locais ou gerais, assuntos da escola.
- Relacionar a escola à comunidade.
- Debater temas "quentes".
- Promover entretenimento.
Projeto gráfico
É o que vai definir a cara do jornal. Para isso, a turma deve:
- Analisar o projeto gráfico de outros jornais e elaborar um específico para o jornal da escola.
- Criar uma identidade visual, ou seja, escolher o tipo das letras para os títulos, textos e legendas, o uso ou não de cores — e quais; o uso ou não de ilustrações etc.
- Estabelecer as seções que aparecerão sempre no mesmo espaço.
- Indicar em um quadro a relação dos responsáveis pela produção e pela realização do jornal (o expediente).
Evite
- Transformar o jornal em apostila de aula ou em páginas grampeadas. Jornais devem ter visual e linguagem próprios.
- Utilizar linguagens específicas dos gêneros jornalísticos.
- Usar lugares-comuns, como o excesso de piadas, de textos pessoais de alunos, poesias, em vez de trazer coisas novas.
Quadro preparado por Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr
O jargão jornalístico
Para entender a linguagem jornalística, é bom conhecer alguns termos usados no dia-a-dia das redações.
Artigo - Texto que traz a opinião e a interpretação do autor sobre um fato. Geralmente é assinado e não reflete necessariamente a opinião da publicação.
Editorial - É a opinião da empresa que publica o periódico sobre temas relevantes. Não é assinado.
Entrevista - Contato pessoal entre o repórter e uma ou mais pessoas (fontes) para coleta de informações. Também designa um tipo de matéria jornalística redigida sob a forma de perguntas e respostas (também conhecida como pingue-pongue).
Legenda - Texto breve colocado ao lado, abaixo ou dentro de foto ou ilustração, que acrescenta informações à imagem.
Lide - Abertura de um texto jornalístico. Pode apresentar sucintamente o assunto, destacar o fato principal ou criar um clima para atrair o leitor para o texto. O tradicional responde a seis questões básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.
Manchete - Pode ser tanto o título principal, em letras grandes, no alto da primeira página de um jornal, indicando o fato jornalístico de maior importância entre as notícias contidas na edição, ou o título de maior destaque no alto de cada página.
Nota - Pequena notícia.
Notícia - Relato de fatos atuais, de interesse e de importância para a comunidade e para o público leitor.
Pauta - Agenda ou roteiro dos principais assuntos a ser noticiados numa publicação jornalística.
Reportagem - Conjunto de providências necessárias à confecção de uma notícia jornalística: pesquisa, cobertura de eventos, apuração, seleção dos dados, interpretação e tratamento.
Verbetes adaptados do Dicionário de Comunicação, de Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa, Ed. Ática
Para uma leitura eficiente
Ao levar jornais para a sala de aula, é preciso envolver seus alunos com a linguagem utilizada por esse meio. Veja como:
- Respeite a integridade do texto publicado, não cortando partes dele para não mudar a informação original.
- Caso não consiga levar o jornal inteiro para a sala, indique sempre o título da publicação, a data, a página e o nome do autor da matéria.
- Preserve as fotos com as legendas originais e o nome do fotógrafo.
- Escolha vários gêneros textuais para leitura e análise.
- Ressalte que a notícia relatada no texto jornalístico não é exatamente o fato, mas a versão do jornal sobre esse fato.
- Promova a leitura comparativa entre dois veículos para desenvolver o olhar crítico.
- Estimule a identificação das características dos possíveis leitores de cada jornal, facilitando a percepção do aluno com relação à constituição de um texto informativo.
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