segunda-feira, 18 de março de 2013

Viagem à Ouro Preto em 2011 com meus alunos do 4º ano Castro Alves.














Dança do arco de flores realizada em 2012 com meus alunos do 5º ano Luíz de Camões





fazendo o próprio jornal


FAZENDO O PRÓPRIO JORNAL

Ao produzir um jornal em sala de aula, procure não valorizar demais o produto final, pois dificilmente ele será parecido com os modelos conhecidos. Dê mais importância ao processo de produção, estimulando o uso de:

- Diferentes gêneros textuais de imprensa (artigo, reportagem, fotojornalismo).

- Diferentes funções e níveis de linguagem presentes nos jornais.

- Noções gramaticais diversas.

- Recursos de pesquisa, do trabalho coletivo e interdisciplinar.

- Estratégias que ajudem a firmar a identidade dos alunos.

O passo-a-passo

- Defina com a turma como será o jornal: impresso (e distribuído) ou mural (afixado).

- Forme grupos de trabalho com professores, alunos, funcionários e distribua responsabilidades.

- Marque reuniões regulares para tomar decisões e avaliar resultados.

- Defina o público para o qual se dirige a publicação.

- Escolha o nome e o logotipo.

- Avalie a necessidade e a disponibilidade de recursos materiais, como papel, máquinas fotográficas, gravadores para entrevista, computadores, despesas em geral (filmes, revelação, gráfica etc.), além de patrocinadores e publicidade.

Conteúdos e seções

O perfil temático pode ser definido pela turma, sob a sua coordenação. Opções:

- Ser porta-voz da direção da escola.

- Ser porta-voz dos alunos.

- Abordar temas gerais, atualidades, temáticas locais ou gerais, assuntos da escola.

- Relacionar a escola à comunidade.

- Debater temas "quentes".

- Promover entretenimento.

Projeto gráfico

É o que vai definir a cara do jornal. Para isso, a turma deve:

- Analisar o projeto gráfico de outros jornais e elaborar um específico para o jornal da escola.

- Criar uma identidade visual, ou seja, escolher o tipo das letras para os títulos, textos e legendas, o uso ou não de cores — e quais; o uso ou não de ilustrações etc.

- Estabelecer as seções que aparecerão sempre no mesmo espaço.

- Indicar em um quadro a relação dos responsáveis pela produção e pela realização do jornal (o expediente).

Evite

- Transformar o jornal em apostila de aula ou em páginas grampeadas. Jornais devem ter visual e linguagem próprios.

- Utilizar linguagens específicas dos gêneros jornalísticos.

- Usar lugares-comuns, como o excesso de piadas, de textos pessoais de alunos, poesias, em vez de trazer coisas novas.

Quadro preparado por Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr
O jargão jornalístico
Para entender a linguagem jornalística, é bom conhecer alguns termos usados no dia-a-dia das redações.

Artigo - Texto que traz a opinião e a interpretação do autor sobre um fato. Geralmente é assinado e não reflete necessariamente a opinião da publicação.

Editorial - É a opinião da empresa que publica o periódico sobre temas relevantes. Não é assinado.

Entrevista - Contato pessoal entre o repórter e uma ou mais pessoas (fontes) para coleta de informações. Também designa um tipo de matéria jornalística redigida sob a forma de perguntas e respostas (também conhecida como pingue-pongue).

Legenda - Texto breve colocado ao lado, abaixo ou dentro de foto ou ilustração, que acrescenta informações à imagem.

Lide - Abertura de um texto jornalístico. Pode apresentar sucintamente o assunto, destacar o fato principal ou criar um clima para atrair o leitor para o texto. O tradicional responde a seis questões básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.

Manchete - Pode ser tanto o título principal, em letras grandes, no alto da primeira página de um jornal, indicando o fato jornalístico de maior importância entre as notícias contidas na edição, ou o título de maior destaque no alto de cada página.

Nota - Pequena notícia.

Notícia - Relato de fatos atuais, de interesse e de importância para a comunidade e para o público leitor.

Pauta - Agenda ou roteiro dos principais assuntos a ser noticiados numa publicação jornalística.

Reportagem - Conjunto de providências necessárias à confecção de uma notícia jornalística: pesquisa, cobertura de eventos, apuração, seleção dos dados, interpretação e tratamento.

Verbetes adaptados do Dicionário de Comunicação, de Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa, Ed. Ática

Para uma leitura eficiente

Ao levar jornais para a sala de aula, é preciso envolver seus alunos com a linguagem utilizada por esse meio. Veja como:

- Respeite a integridade do texto publicado, não cortando partes dele para não mudar a informação original.

- Caso não consiga levar o jornal inteiro para a sala, indique sempre o título da publicação, a data, a página e o nome do autor da matéria.

- Preserve as fotos com as legendas originais e o nome do fotógrafo.

- Escolha vários gêneros textuais para leitura e análise.

- Ressalte que a notícia relatada no texto jornalístico não é exatamente o fato, mas a versão do jornal sobre esse fato.

- Promova a leitura comparativa entre dois veículos para desenvolver o olhar crítico.

- Estimule a identificação das características dos possíveis leitores de cada jornal, facilitando a percepção do aluno com relação à constituição de um texto informativo.