terça-feira, 14 de maio de 2013

sequencia didática: A casa sonolenta


                                   PLANEJAMENTO SEMANAL 



ESCOLA MUNICIPAL ”CORONEL JOSÉ FIRMO DE SOUZA”
PROFESSORA: LUCIMAR HENRIQUES RODRIGUES
TURMAS: 1º E 2º ANO ÉRICO VERÍSSIMO
Capela nova     Minas Gerais





1. Linguagem.
2. Identificação:
 Escola: Municipal “Coronel José Firmo de Souza”
 Professora: Lucimar Henriques Rodrigues
 Nº de alunos:10            Ano: 1º e 2º           Turma: Érico Veríssimo
Carga Horária: 20hs
3. Temática :Gêneros textuais.
4. Eixo articulador: Linguagens e processos de interação, representação, leitura e prática.
5. Capacidades: Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação; Ler,compreender e construir diferentes textos.
6. Descritores: Reconta oralmente os gêneros lidos;
 Constrói e reconstrói hipófises leitoras a partir de conhecimentos prévios.
7. Atividades desenvolvidas: Leitura e interpretação do texto “A casa sonolenta” de Audrey Wood; Dramatização da história; Discussão de ideias: indagar aos alunos questões como: - Que tipo de casa eles conhecem? - Por que a casa era conhecida como sonolenta? - Que outro título a história podia receber? – outros.
8.  Objetivos: Retomar e aprofundar o trabalho com os gêneros textuais. Levar o aluno a expressar se por meio de reescritas de histórias, desenhos, pinturas. Desenvolver a linguagem oral; Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e músicas; Descrever cenários e personagens.
9. Metodologia: Apresentação e narração do texto; Vídeo aula com a apresentação do filme do referido texto; Aplicação das atividades referentes ao texto estudado.
10. Recurso didático: Data show; Livro “A casa sonolenta” de Audrey Wood; Atividade xerocada; Objetos da dramatização (painel ilustrativo, boneca, boneco, cachorro, gato, rato-pulga) Lápis e lápis de colorir; Quadro negro; Giz.
11. Avaliação: O processo de avaliação é contínuo, visto como uma prática valiosa, utilizada diariamente com o propósito de compreender o processo de aprendizagem que o aluno está percorrendo e assim inserir as possíveis intervenções para que esse aluno alcance as capacidades estabelecidas.
12. Relato da Experiência (relatar o resultado do trabalho desenvolvido com a temática selecionada).
13.  A aula desde o anúncio despertou um grande interesse pelos alunos, pelo fato de alguns já terem conhecido a história anteriormente e rapidamente os mesmo o propagaram para os colegas. A apresentação do texto em slides proporcionou um encantamento sonoro, pois a narrativa convidava o ouvinte a entrar na história, o que proporcionava um prazer maior em ouvir a mesma narrativa inúmeras vezes. Os alunos não tiveram dificuldades extremas em interpretar as atividades, com exceção de alguns que necessitaram com mais intensidade do auxílio do professor para efetuar as atividades escritas.
14. Algum fato (se tiver) que chamou sua atenção durante o desenvolvimento das atividades.
15.  O que me chamou mais atenção durante a execução destas atividades é que determinado aluno que não gostava de atividades de interpretação de texto devido a necessidade da leitura do mesmo , foi uns dos primeiros a terminarem e o mesmo ainda disse “ tia toda vez traz texto assim, com imagem na tv, é mais fácil fazer tarefa assim”. Então concluí que outras alternativas de leitura também é bem aceita pelos alunos e ajudam e muito na assimilação dos conteúdos.
16. Atividades .
Antes da leitura:
Perguntar aos alunos quem conhece Vinícius de Moraes?
Organizar os alunos em uma roda, para com eles cantar a música: “A Casa” de Vinicius de Moraes; explicar que para entenderem o texto que será lido é importante que prestem atenção na letra da música.
Letra da Música “A Casa” de Vinicius de Morais A CASA ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA NÃO TINHA TETO NÃO TINHA NADA NINGUÉM PODIA ENTRAR NELA NÃO PORQUE NA CASA NÃO TINHA CHÃO. NINGUÉM PODIA DORMIR NA REDE PORQUE NA CASA NÃO TINHA PAREDE NINGUÉM PODIA FAZER PIPI PORQUE PINICO NÃO TINHA ALI. MAS ERA FEITA COM MUITO ESMERO NA RUA DOS BOBOS NÚMERO ZERO. Pedir para que os alunos recortem de revistas, jornais, as palavras contidas na música e montem o texto novamente.
17. Apresentação e leitura do texto “a casa sonolenta”
Todos dormem profundamente na casa dessa graciosa história. De repente, uma pulga se agita e acorda os demais personagens. A residência, antes silenciosa, se transforma num lugar alegre, cheio de vida, onde todos brincam e correm animadamente pelo quintal.

Destaque As ilustrações, que alternam tons escuros e claros e, dessa forma, ajudam a ditar o ritmo da história.

A Casa Sonolenta, Audrey Wood, 29 págs., Ed. Ática.


18. Dramatização
19. Atividades anexas.
1) ILUSTRE A PARTE DO TEXTO QUE VOCÊ MAIS GOSTOU:
  
2) VOCÊ  GOSTOU  DO  TEXTO  ? POR  QUÊ ?          

3) VOCÊ CONHECE UMA CASA ASSIM ?

4) DORMIR É MUITO GOSTOSO, DESCANSA NOSSA MENTE E NOSSO CORPO. QUANDO DORMIMOS COSTUMAMOS SONHAR. VOCÊ SE LEMBRA DE SEUS SONHOS ? COMO SÃO ?

5) ESCREVA COMO VOCÊ IMAGINA QUE É A CASA DO TEXTO LIDO:

6) INVENTE OUTRAS CARACTERÍSTICAS PARA AS PERSONAGENS DA HISTÓRIA LIDA.
AVÓ QUE RONCA É __________________
MENINOSONHADOR  É _______________
CACHORRO COCHILADOR É __________
GATO QUE ROSNA É _________________
RATO QUE DORMITA É _______________
PULGA QUE __________E_____________

7)RESPONDA:
a) SE VOCÊ ENTRASSE NUMA CASA COMO ESSA, O QUE FARIA?      
b) COMO VOCÊ ACHA QUE TERMINOU ESSA HISTÓRIA?

8) RESPONDA
a)FAÇA UMA LISTA DAS PERSONAGENS DESSA HISTÓRIA PELA ORDEM  EM QUE APARECEM:
b)AGORA, FAÇA A MESMA LISTA EM ORDEM ALFABÉTICA:

10) EM QUE LUGAR DA CASA SE PASSA ESSA HISTÓRIA? COMO ERA ESSE LUGAR ?

11) COPIE DO TEXTO ALGUMAS PALAVRAS QUE RIMAM ENTRE SI:  

12) IMAGINE QUE O DONO DA CASA ESTIVESSE QUERENDO VENDÊ-LA E TE CONTRATOU PARA FAZER UM ANÚNCIO

13) ESCREVA ESSE ANÚNCIO NO QUADRO ABAIXO:
 
              VENDO


Recortar gravuras dos personagens e montar em uma folha na sequência em que eles aparecem.






Atividade Dobradura A Casa Sonolenta

O original dessa aula ficou mesmo por conta da decoração que os alunos fizeram da CASA SONOLENTA.




Montar a casa sonolenta.