Avaliação Diagnóstica de
Português 5º ano 08/03/2012
Aluno:_____________________________________________________
Professora: ________________________________________________
Turma:
____________________________________________________ número de acertos:_________
Assinatura dos pais, mães ou
responsáveis:_______________________
Questão1- D0-Leia o texto abaixo. ( o
aluno deverá ler para a professora)
CACHORROS
Os
zoólogos acreditam que o cachorro se originou de uma espécie de lobo que
vivia na Ásia. Depois os cães se juntaram aos seres humanos e se espalharam
por quase todo o mundo.
Essa
amizade começou há uns 12 mil anos, no tempo em que as pessoas
precisavam
caçar para se alimentar. Os cachorros perceberam que, se não
atacassem
os humanos, podiam ficar perto deles e comer a comida que sobrava.
Já
os homens descobriram que os cachorros podiam ajudar a caçar, a cuidar de
rebanhos e a tomar conta da casa, além de serem ótimos companheiros. Um
colaborava com o outro e a parceria deu certo.
|
Questão 2- D1- O assunto tratado nesse
texto é a:
A) relação
entre homens e cães.
B) profissão de zoólogo.
C) amizade entre os animais.
D) alimentação dos cães.
Questão 3- D2- Leia o texto abaixo e responda às
questões.
Caipora
É
um Mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento.
Índios
e Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.
Seus
pés voltados para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre
a seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe mais
achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas,
ele, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também
chamado de Pai ou Mãe-do-Mato, Curupira e Caapora. Para os Índios Guaranis,
ele é o Demônio da Floresta. Às vezes é visto montando um porco do mato.
|
De acordo com esse texto, os pés voltados para
trás da Caipora servem para:
A) atrair suas vítimas.
B) despistar caçadores.
C) montar um porco do mato.
D) proteger as matas.
Questão 4-
D3-Leia o texto abaixo e responda às questões.
O Feitiço do sapo
Todo
lugar sempre tem um doido. Piririca da Serra tem Zóio. Ele é um sujeito
cheio
de ideias, fica horas falando e anda pra cima e pra baixo, numa bicicleta pra
lá
de doida, que só falta voar. O povo da cidade conta mais de mil casos de
Zóio,
e
acha que tudo acontece, coitado, por causa da sua sincera mania de fazer
“boas
ações”.
Outro dia, Zóio estava passando em frente à casa de Carmela, quando
a
ouviu cantar uma bela e triste canção. Zóio parou e pensou: que pena, uma
moça
tão bonita, de voz tão doce, ficar assim triste e sem apetite de tanto
esperar
um
príncipe encantado. Isto não era justo. Achou que poderia ajudar Carmela a
realizar
seu sonho e tinha certeza de que justamente ele era a pessoa certa para
isso.
Zóio se pôs a imaginar como iria achar um príncipe para Carmela. Pensou
muito
para encontrar uma solução e finalmente teve uma grande ideia de jerico:
foi
até a beira do rio, pegou um sapo verde e colocou-o numa caixa bem na porta
da
casa dela.
FURNARI,
Eva. O feitiço do sapo. São Paulo: Editora Ática, 2006, p. 4 e 5.
Fragmento.
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A intenção de Zóio ao colocar um sapo na porta
da casa de Carmela foi:
A) ajudá-la a encontrar um príncipe
encantado.
B) ajudá-la a cantar com voz mais doce
ainda.
C) encontrar alguém para cuidar do
sapo que vivia no rio.
D) fazer uma surpresa, dando-lhe um sapo de presente.
Questão 5- D5- Leia o texto abaixo e responda às questões.
O menor
jornal
A
jornalista Dolores Nunes é a responsável pelo menor
jornal
do mundo. No dia 23, o micro jornal Vossa Senhoria,
da
cidade de Divinópolis (MG), recebeu o certificado do
livro
dos recordes, atestando que o seu jornal, com apenas
3,5
centímetros de altura e 2,5 centímetros de largura é o
menor
jornal do mundo. O jornal tem 16 páginas mensais,
tiragem
de 5 mil exemplares e aborda diversos assuntos da
atualidade.
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O que significa atestando?
A) Afirmando por escrito.
B) Dando uma notícia.
C) Fazendo um teste.
D) Lendo com atenção.
Questão 6-
D6-Leia o texto abaixo.
FRANGO
COM QUIABO
Ingredientes:
500g
de frango cortado
Suco
coado de 3 limões
3
dentes de alho amassados
Sal
e pimenta a gosto
500g
de quiabo
1
cebola grande cortada em cubos
3
tomates sem sementes, cortados em cubos
Salsinha
a gosto.
Modo
de preparo
Tempere
o frango com a metade do suco de limão, os dentes de alho, sal e pimenta
e
deixe nesse tempero por uma hora.
Lave
bem os quiabos, corte as pontas, coloque-os em um recipiente e regue com a
outra
metade do suco de limão.
Em
uma panela, aqueça o azeite e doure os pedaços de frango. Acrescente a
cebola
e os tomates e refogue em fogo baixo, mexendo sempre. Junte os quiabos
escorridos.
Deixe cozinhar até que os quiabos estejam macios. Adicione a salsinha.
Sirva
assim que retirar do fogo.
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Este texto é:
A) uma receita culinária.
B) a história de um frango.
C) uma instrução de jogo.
D) uma bula de remédio.
Questão7- D7-
Leia o texto abaixo e responda à questão.
05/05/2006
MARCELA,
vou
levar as crianças para um passeio no Museu. Voltaremos no final da tarde, não
se preocupe em preparar lanche para nós.
Um abraço,
Mamãe.
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Esse texto serve para:
A) dar uma notícia.
B) deixar um recado.
C) fazer um convite.
D) vender um produto.
Questão8- D8- Observe
o texto abaixo.
O que a Magali ensina para o Cebolinha é:
A)Ser guloso.
B)Cuidar do meio ambiente.
C)Destruir a natureza.
D)Poluir o ambiente.
Questão 9- D10- Leia
o texto abaixo.
O texto que você leu foi escrito para
A) mulheres.
B) crianças.
C) viajantes.
D) desenhistas.
Questão10- D11- Leia e responda:
O homem que entrou pelo cano
Abriu
a torneira e entrou pelo cano. A princípio incomodava-o a estreiteza do tubo.
Depois se acostumou. E, com a água, foi seguindo. Andou quilômetros. Aqui e
ali ouvia barulhos familiares. Vez ou outra um desvio, era uma seção que
terminava em torneira.
Vários
dias foi rodando, até que tudo se tornou monótono. O cano por dentro não era
interessante. No primeiro desvio, entrou. Vozes de mulher. Uma criança
brincava. Ficou na torneira, à espera que abrissem. Então percebeu que as
engrenagens giravam e caiu numa pia. À sua volta era um branco imenso, uma
água límpida. E a cara da menina aparecia redonda e grande, a olhá-lo
interessada. Ela gritou: “Mamãe, tem um homem dentro da pia” Não obteve
resposta. Esperou, tudo quieto. A menina se cansou, abriu o tampão e ele
desceu pelo esgoto. tampão e ele desceu pelo esgoto.
BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Cadeiras Proibidas. São Paulo: Global, 1988. p. 89.
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O homem desviou-se de sua trajetória porque:
(A) ouviu muitos barulhos familiares.
(B) já estava “viajando” há vários dias.
(C) ficou desinteressado pela “viagem”.
(D) percebeu que havia uma torneira.
Questão11- D12- Leia o texto:
O terremoto.
Depois do terremoto, apenas uma casa
ficou de pé.
_Por que você ficou de pé,sua casa
doida, não sabe que houve um terremoto? _ advertiu a bruxa.
_Um terremoto?! _ repetiu a bruxa com
as janelas esbugalhadas.
E foi logo tratando de desabar também
com medo da bruxa.
DÍDIMO, Horácio. As historinhas do
mestre jabuti. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2003, p. 23.
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A casa que estava em pé desabou:
A) por causa de um terremoto.
B) porque teve medo da bruxa.
C) porque era uma casa doida.
D) por causa das janelas abertas.
Questão12- D13-Leia o texto abaixo:
É normal ter
dependência do cigarro? A senhora sabe que sou fumante há quase dois anos,
como conversamos na última consulta. Há cerca de três semanas, tenho começado
a sentir tremores quando estou tenso e estressado e não tenho como sair do
trabalho para fumar. Os tremores passam logo que fumo um cigarro. É normal?
(Rodrigo, 38
anos)http://saude.terra.com.br/interna
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Nesse
texto, os interlocutores são os seguintes:
A)
professora e aluno.
B) médica e
paciente.
C) esposa e
marido.
D) patroa e
empregado.
E) mãe e filho.
Questão13-D15- Leia o texto
abaixo.
A
BONECA
Deixando
a bola e a peteca
Com
que inda há pouco brincavam,
Por
causa de uma boneca,
Duas
meninas brigavam.
Dizia
a primeira: “É minha!”
“É
minha!” a outra gritava;
E
nenhuma se continha,
Nem
a boneca largava.
Quem
mais sofria (coitada!)
Era
a boneca. Já tinha
Toda
a roupa estraçalhada,
E
amarrotada a carinha.
Tanto
puxaram por ela,
Que
a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo
a estopa amarela
Que
lhe formava o recheio.
E,
ao fim de tanta fadiga,
Voltando
à bola e à peteca,
Ambas,
por causa da briga,
Ficaram
sem a boneca...
Olavo
Bilac, Poesias infantis. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1949, p. 31-32.
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No trecho “Que a pobre rasgou-se ao meio”, a expressão sublinhada refere-se a:
A) estopa.
B) peteca.
C) roupa.
D) boneca.
Questão14- D19- Leia o texto abaixo e
responda às questões.
O
HOMEM DO OLHO TORTO
No
sertão nordestino, vivia um velho chamado Alexandre. Meio caçador,
meio
vaqueiro, era cheio de conversas – falava cuspindo, espumando como
um
sapo-cururu. O que mais chamava a atenção era o seu olho torto, que
ganhou
quando foi caçar a égua pampa, a pedido do pai. Alexandre rodou
o
sertão, mas não achou a tal égua. Pegou no sono no meio do mato e,
quando
acordou, montou num animal que pensou ser a égua. Era uma
onça.
No corre-corre, machucou-se com galhos de árvores e fi cou sem um
olho.
Alexandre até que tentou colocar seu olho de volta no buraco, mas fez
errado.
Ficou com um olho torto.
RAMOS,
Graciliano. História de Alexandre. Editora Record. In Revista
Educação, ano 11, n. 124, p. 14.
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O que deu origem aos fatos narrados nesse
texto?
A) O fato de Alexandre falar muito.
B) O hábito de Alexandre de falar
cuspindo.
C) A caçada de Alexandre à égua pampa.
D) A caçada de Alexandre a uma onça.
Questão15- D21- Leia o texto abaixo e responda à questão.
Conheça
o robô que tem como local de trabalho
a
maior floresta tropical do mundo!
Ele
tem uma tarefa muito importante: cuidar da floresta amazônica. Esse guardião
é capaz de andar na água, na lama, na terra e na vegetação – e sem fazer
barulho, para não incomodar nem os animais nem os moradores do lugar. Ele
também é forte, agüenta até mordida de jacaré! E consegue obter dados importantes
sobre a Amazônia, além de coletar amostras do local. Ele é o robô ambiental
híbrido Chico Mendes.
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Leia novamente a frase abaixo.
Ele tem uma tarefa muito importante:
cuidar da floresta amazônica.
Nessa frase, o uso dos dois pontos (:)
serve para
A) anunciar uma explicação.
B) demonstrar surpresa.
C) indicar que alguém vai falar.
D) marcar uma pergunta.
Questão16- D23- Leia o texto abaixo.
Essa tirinha é engraçada porque
A) Cascão não percebeu que o chão da
casa estava limpo.
B) a mãe do Cascão não viu que ele
entrava em casa.
C) as mãos do Cascão
estavam tão sujas quanto seus pés.
D) as pessoas podem andar apoiadas em suas mãos.
Detalhamento
da Matriz de Referência para
Avaliação -
5º ano do E.F.
MATRIZ DE
REFERÊNCIA - SIMAVE/ PROEB
LÍNGUA
PORTUGUESA - 4a SÉRIE / 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TópicoS E
SEUS DESCRITORES
I –
PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D0
Compreender frases ou partes que compõem um texto.
D1
Identificar um tema ou o sentido global de um texto.
D2
Localizar informações explícitas em um texto.
D3 Inferir
informações implícitas em um texto.
D5 Inferir
o sentido de palavra ou expressão.
D10
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
II –
IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D6
Identificar o gênero de um texto.
D7
Identificar a função de textos de diferentes gêneros.
D8
Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal.
III –
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
D11
Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por
conjunções, advérbios, etc.
D12
Estabelecer a relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D15 Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para sua continuidade
D19
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a
narrativa.
IV –
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D23 Identificar
efeitos de ironia ou humor em textos.
D21
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras
notações.
V –
VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA
D13 Identificar marcas
lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.