segunda-feira, 18 de junho de 2012

avaliação de matemática 5º ano


Avaliação Diagnóstica de Matemática  5º ano       09/03/2012
Aluno:_______________________________________________
Professora: ___________________________________________
Turma:  ______________________________________________                                        número de acertos:____
Assinatura dos pais, mães ou responsáveis:_______________________



Questão 1- D1- Ana fez o desenho de algumas ruas de seu bairro, próximas à sua casa. Localizou sua casa e marcou-a com seu nome. Localizou também a casa de quatro amigas e marcou-as com o nome de cada uma.
Veja abaixo o que ela fez.
A casa que fica mais próxima à casa de Ana é a de sua amiga:
A) Carla.
B) Laura.
C) Lúcia.
D) Maria.
Questão 2- D2- As estradas 1 e 2 ligam as cidades de Miramar e Mirante. A estrada 3 corta as outras duas. No mapa abaixo, estão representadas essas estradas. Veja.
Quais delas são paralelas?
A) Estrada 1 e estrada 3.
B) Estrada 1 e estrada 2.
C) Estrada 2 e estrada 3.
D) Estrada 1, estrada 2 e estrada 3.
Questão 3- D3- Glória quer fazer um molde para construir caixas sem tampa, em forma de bloco retangular, como mostra a figura abaixo.
Para obter o molde, ela desmontou a caixa.O desenho que representa essa caixa desmontada é:
           a-                                                  b- 
             c-                d-

Questão 4- D4-Joana usou linhas retas fechadas para fazer este desenho.
Quantas figuras de quatro lados foram desenhadas?
A) 2
B) 3
C) 4
D) 5
QUESTÃO 5- D5-Alice e suas amigas desenharam algumas figuras geométricas.
Veja o que cada uma desenhou.
Quem fez o desenho de um retângulo?
A) Flávia.
B) Glória.
C) Vitória.
D) Alice.
Questão6- D6-Carlos segura um bastão de 2 metros de comprimento, como mostra a figura
abaixo.
A altura aproximada de Carlos é
A) menor que 80 centímetros.
B) entre 51 e 130 centímetros.
C) entre 131 e 180 centímetros.
D) maior que 180 centímetros.
Questão 7- D7-Carlos viajou de São Camilo para Palmares.
Veja na figura abaixo a distância entre essas cidades
Quantos metros Carlos percorreu nessa viagem?
A) 6 000 metros.
B) 60 000 metros.
C) 600 000 metros.
D) 6 000 000 metros.
Questão 8- D8- Em uma partida de futebol de campo, o juiz prorrogou o tempo regulamentar em 2 minutos. Esse tempo em segundos é igual a
A) 20 segundos.
B) 60 segundos.
C) 100 segundos.
D) 120 segundos.

Questão9- D9- Acordei às 7 h da manhã. Qual dos relógios abaixo mostra a hora em que eu acordei?
Questão10- D10- Na escola “Aprender”, o horário do recreio foi definido como mostram os quadros abaixo.
                10:15
          Início do recreio

          10:45
 Término do recreio
Esse recreio tem a duração de
A) 10 minutos.
B) 15 minutos.
C) 20 minutos.
D) 30 minutos.
Questão 11- D11- A parte destacada, na malha quadriculada abaixo, representa uma fi gura na bandeira da escola de João. Cada lado do quadradinho mede 1 metro.
Quantos metros de fita serão necessários para contornar essa figura?
A) 4
B) 6
C) 8
D) 10
Questão12-D12- Utilizando, como unidade de medida, o quadradinho do papel quadriculado, a área da palavra “PAZ” representada abaixo é igual a:
A) 18 quadradinhos.
B) 31 quadradinhos.
C) 45 quadradinhos.
D) 50 quadradinhos.
Questão13- D13-  No jogo do “Valor-lugar” um jogador fala um número e outro coloca os algarismos no pote correspondente ao valor posicional desse número.
Em uma jogada o número foi: 3 456. Que algarismo será colocado no pote das “milhares”?
A) 6
B) 5
C) 4
D) 3

Questão14- D14-  Ana está brincando com cartões com números escritos neles.
Veja um dos cartões que Ana pegou.
300 071
Nesse cartão, o numero escrito é
A) três mil e setenta e um.
B) trezentos mil e setenta e um.
C) trezentos mil e setecentos e um.
D) três milhões e setenta e um.
Questão15- D15-  Na reta numérica a seguir, o ponto P representa o número 960 e o ponto U representa o número 1010.


Em qual ponto está localizado o número 990, sabendo que a diferença entre o valor de um ponto e o valor de outro ponto consecutivo é de 10 unidades?
A) T
B) S
C) R
D) Q
Questão16- D16-  Dois amigos colecionam bolas de gude. João tem 17 bolinhas e Paulo tem 25. Quantas bolas de gude os dois tem juntos?
A) 17
B) 25
C) 32
D) 42
Questão17- D17-  Dois carros saíram juntos de Belo Horizonte em direção a São Paulo. O primeiro carro já percorreu 407 km, enquanto o segundo percorreu 329 km.
Qual é a diferença entre as distâncias percorridas pelos dois carros?
A) 78 km
B) 329 km
C) 407 km
D) 736 km
Questão18- D18-  Na mercearia “Tudo a Mão”, as mercadorias são pesadas numa balança de dois pratos. Um vendedor observou que a balança fi cava em equilíbrio quando ele colocava de um lado 1kg de açúcar e do outro 4 latas de massa de tomate.
Veja a ilustração abaixo.
Dessas latas de massa de tomate, quantas são necessárias para equilibrar 2kg de açúcar?
A) 2 latas.
B) 4 latas.
C) 6 latas.
D) 8 latas.
Questão19- D19- Distribuindo igualmente 735 balas entre 35 alunos, quantas balas cada um receberá?
A) 21
B) 22
C) 31
D) 35

Questão20- D20- Maria comeu 3/10 de uma barra de chocolate.
A quantidade de chocolate que Maria comeu na forma decimal é
A) 3,10
B) 3,00
C) 0,30
D) 0,03
Questão21- D21- Roberto está com febre.
Veja a ilustração do termômetro que marca a temperatura dele.
Esse termômetro está marcando
A) 39º C
B) 39,3º C
C) 39,5º C
D) 40º C
Questão22- D22-  Veja a ilustração que mostra as moedas que Maria tem.
 Ela quer trocar essas moedas por notas de R$ 1,00.
Com quantas notas de R$ 1,00 Maria ficará?
A) 2
B) 3
C) 4
D) 5
Questão23 - D23-  Veja abaixo a operação que Ana fez.
4,3 +2,8
O resultado dessa operação é
A) 6,1
B) 6,8
C) 7,1
D) 7,3
Questão24- D24-  Maria fez a subtração abaixo.
7,5 - 4,8
O resultado dessa operação é
A) 2,3
B) 2,7
C) 3,3
D) 3,7
Questão25- D25-  O quadro abaixo mostra a relação da compra que Aline fez na padaria.
Padaria Três Rios
1 Leite .......................................... R$ 2,30
1 Rosca ....................................... R$ 3,80
1 Manteiga .................................. R$ 4,10
Antes de passar pelo caixa da padaria, ela fez o cálculo de quanto gastará.
Quanto Aline deverá pagar?
A) R$ 10,20
B) R$ 9,00
C) R$ 6,10
D) R$ 7,90
Questão26- D26-  A loja “Eletrônica X” anunciou uma grande promoção de televisores de 29 polegadas. Veja no quadro abaixo.

SOMENTE HOJE!!
Aproveite!
TV 29 polegadas à vista por R$ 695,00!
Ou, em 15 x R$ 50,00 = R$ 750,00!
A oferta é por tempo limitada ou enquanto durarem os estoques.

Júlia resolveu comprar uma televisão, mas queria saber a diferença entre o preço à vista e o preço a prazo. A diferença entre esses dois preços é:
A) R$ 55,00
B) R$ 60,00
C) R$ 65,00
D) R$ 140,00

Questão 27- D27- Mariana tinha R$ 22,53 em sua bolsa. Ela gastou R$ 8,25 na padaria e R$ 10,32 na mercearia. Após esses gastos, ela ficou com:
A) R$ 3,96
B) R$ 12,27
C) R$ 13,96
D) R$ 14,28


Questão 28- D28- Juliana gosta de ler e todos os meses ela compra um livro. No mês de maio, ela foi à livraria e viu a seguinte promoção:

                     
Ela aproveitou a promoção e comprou os 2 livros.
Quanto Luciana pagou por cada um deles?
A) R$ 7,00
B) R$ 7,31
C) R$ 7,40
D) R$ 7,45
Questão29- D29- Veja, abaixo, os preços de alguns brinquedos da loja Seta
         LOJA SETA
Lista de Preços
Artigo Preço Unitário
bola 4,10
carrinho 4,80
jogo 5,65
peteca 2,95

Dentre esses brinquedos qual é o mais caro?
A) A bola.
B) A peteca.
C) O carrinho.
D) O jogo.
Questão 30- D30- Os estudantes do 5º ano realizaram uma entrevista com quatro turmas da escola para verificar que profissões os estudantes desejam seguir futuramente. Observe o gráfico abaixo que representa o resultado dessa pesquisa.
Nessa pesquisa qual foi a profissão mais escolhida?
A) Advogado.
B) Dentista.
C) Médico.
D) Professor.


























MATRIZ DE REFERÊNCIA - Simave/Proeb
MATEMÁTICA – 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMAS E SEUS DESCRITORES
I – ESPAÇO E FORMA
D1 Identificar a localização de pessoa ou objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2 Identificar posições relativas de retas no plano (paralelas e concorrentes).
D3 Relacionar figuras tridimensionais (cubo e bloco retangular) com suas planificações.
D4 Reconhecer uma figura plana (triângulo, quadrilátero e pentágono) de acordo com o número de lados.
D5 Identificar quadriláteros (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo, losango), observando as posições relativas entre seus lados.
II – GRANDEZAS E MEDIDAS
D6 Estimar medidas de grandezas utilizando unidades de medidas convencionais ou não.
D7
Resolver situação-problema utilizando unidades de medidas padronizadas como Km, m, cm, mm, bem como as conversões entre L
e mL e as conversões entre tonelada e Kg.
D8
Estabelecer relações entre unidades de medidas de tempo (milênio, século, década, ano, mês, semana, quinzena, dia, hora, minuto,
semestre, trimestre e bimestre) na resolução de situações-problema.
D9 Ler e interpretar horas em relógios digitais e de ponteiros.
D10 Estabelecer relações entre o horário de início e de término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
D11 Resolver situação-problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
D12 Resolver situação-problema envolvendo o cálculo da área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
III – NÚMEROS E OPERAÇÕES - ÁLGEBRA E FUNÇÕES
D13
Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamento e trocas na base 10 e princípio do
valor posicional.
D14 Reconhecer a escrita, por extenso, dos numerais.
D15 Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
D16 Resolver situação-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição.
D17 Resolver situação-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração.
D18 Resolver situação-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação.
D19 Resolver situação-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da divisão.
D20 Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
D21 Localizar números racionais na forma decimal na reta numérica.
D22 Estabelecer trocas entre cédula e moedas em função de seus valores.
D23 Calcular adição de números racionais na forma decimal.
D24 Calcular subtração de números racionais na forma decimal.
D25 Resolver situação-problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição.
D26 Resolver situação-problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da subtração.
D27 Resolver situação-problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo adição e subtração.
D28 Resolver situação-problema envolvendo o quociente de um número racional na forma decimal por um número natural não-nulo.
IV – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
D29 Ler e interpretar informações e dados apresentados em tabelas.
D30 Ler e interpretar informações e dados apresentados em gráficos de coluna.












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