segunda-feira, 18 de junho de 2012

teste de português



Teste de Português
Aluno(a):___________________________________________________
Turma:______________________ Ano:_______________ Data:_____________________
Professora:_______________________________________ Valor: 8pontos      Nota:________
Leia o texto e responda às questões de 01 a 10.
                                              O HOMEM E A GALINHA

Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
- Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente:
- Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Pra que esse luxo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló... Muito menos tomar sorvete!
- É, mas esta é diferente! Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
- Acaba com isso mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Pra que esse luxo de dar milho pra galinha? Ela que procure o de-comer no quintal!
- E se ela não botar mais ovos de ouro? - a mulher perguntou.
- Bota sim - o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Uma dia a galinha 
encontrou o portão aberto. Foi embora e não voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló. (Ruth Rocha)


1) O texto recebe o título de O  homem e a galinha.  Por que a história recebe esse título?
a) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
b) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
c) Porque são os narradores da história.
d) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
e) Porque representam a oposição homem-animal.

2) Qual das afirmativas a seguir não é correta em relação ao homem da fábula?
a) É um personagem preocupado com o corte de gastos.
b) Mostra ingratidão em relação à galinha.
c) Demonstra não ouvir as opiniões dos outros.
d) Identifica-se como autoritário em relação à mulher
e) Revela sua maldade nos maus-tratos em relação à galinha.

3) Qual das características a seguir pode ser atribuída à galinha?
a) avareza      b) conformismo    c) ingratidão
d) revolta                 e) hipocrisia

4) Era uma vez um homem que tinha uma  galinha. De que outro modo poderia ser dita a frase destacada?
a) Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem.
b) Era uma vez um homem criador de galinhas.
c) Era uma vez um proprietário de uma galinha.
d) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade.
e) Certa vez um homem criava uma galinha.

5) Era uma vez é uma expressão que indica tempo:
a) bem localizado             b) determinado     c) preciso
d) indefinido     e) bem antigo

6) A segunda frase do texto diz ao leitor que a galinha era uma galinha como as outras. Qual o significado dessa frase?
a) A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro.
b) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro.
c) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro.
d) A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico.
e) A frase demonstra que o narrador nada conhecia de galinha.

7) O que faz a galinha ser diferente das demais?
a) Botar ovos todos os dias independentemente do que comia.
b) Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento.
c) Pôr ovos de ouro antes da época própria.
d) Botar ovos de ouro.
e) Ser bondosa, apesar de sofrer injustiças.
8) A presença de travessões no texto indica:
a) a admiração da mulher           b) a surpresa do homem       c) a fala dos personagens
d) a autoridade do homem                               e) a fala do narrador da história

9) Que elementos demonstram que a galinha passou  a receber um bom tratamento, após botar o primeiro ovo de ouro?
a) pão-de-ló / mingau / sorvete                  b) milho / farelo / sorvete
c) mingau / sorvete / milho                       d) sorvete / farelo / pão-de-ló
e) farelo / mingau / sorvete

10) Dizem, eu não sei... Quem é o responsável por essas palavras?
a) o homem     b) a galinha    c) o narrador   d) a mulher      e) o ovo

11-Texto: Vejam o que faz Totó:
PARE! ATENÇÃO! Joãozinho é distraído. Em nada presta atenção. Mas Totó, o seu amigo, É um excelente cão. Lá vem os dois na calçada. E agora, olhem só! Na hora de atravessar, Morde a calça do menino! “Ficou louco este meu cão?” Não Joãozinho! O amarelo mostra: Pare! Atenção!
 De acordo com o Texto – Pare! Atenção! , qual é o assunto principal do texto?
(A) Amizade.                                            (B) A atenção no trânsito.
 (C) O cão está louco.                               (D) Totó é o melhor cão do mundo.
12- Leia o texto:

VILA DOS PÁSSAROS 2 QUARTOS

Alugo um apto c/ sala, cozinha, banheiro e área de serviço, localizado na beira mar.
Fone – 3456 - 7890

O objetivo deste texto é:
(A)   avisar.      (B) anunciar.        (C) convidar.           (D) comemorar
13- O que é daltonismo?
É uma deficiência na visão que dificulta a identificação das cores. O olho humano tem células que separam as cores em três grupos: verde; amarelo e vermelho; azul e violeta. Os daltônicos têm poucas dessas células ou têm alterações em parte delas.
Por isso eles não conseguem perceber cor nenhuma ou confundem algumas delas como vermelho e o verde, por exemplo.
De acordo com o texto, a deficiência do daltônico está relacionada com :
(A)   a cor.                            (B) o som.                        (C) o paladar.               (D) o tato.
14- A pomba e a formiga
À beira de um riacho, uma branca pomba bebia água. De repente, ouviu uma voz fraca, fraca.
- Socorro! Estou afogando!
Uma formiguinha tinha caído na água e, por mais que se debatesse, não conseguia chegar à margem. A correnteza a arrastava.
A pomba arrancou com o bico um fio de grama e jogou na água. A formiga subiu nele e alguns minutos depois estavam em terra firme. Queria agradecer a sua benfeitora, mas ela já tinha ido embora.
Alguns dias mais tarde, a formiga caminhava por uma trilha no bosque, quando viu um camponês de pés descalços armado de arco e flecha, mirar alguma coisa:[...]
(Jean de La Fontaine)
Por que o camponês estava descalço?
(A) Para molhar os pés.                  (B) Porque ele gosta.
(C) Para não fazer barulho.              (D) Para descansar os pés.
15-Homem não chora
Meu pai chegou bravo do serviço.
Eu sai de perto.
Ele subiu para o quarto, minha mãe
Foi atrás [...]
Senti vontade de chorar.
Mas não chorei. Porque ...
Com que intenção o autor utilizou as reticências no penúltimo verso?
(A) Para dizer que homem não chora.
(B) Para dar uma pausa, interromper o pensamento, indicando uma dúvida.
(C) Para fazer uma pergunta.
(D) Para valorizar o poema Homem Não Chora.
16- Leia o texto:
 Nova Andradina, 04 de maio de 2009.
Oi, Magda,
Fiz minha primeira amiga na nova escola. Ela se chama Érica e também gosta de gibis. Ontem ela veio aqui em casa e a gente brincou muito. Minha mãe e a mãe dela também ficaram amigas e combinaram um rodízio. Um dia a mãe da Érica nos levará para a escola em outro dia será a minha mãe. Assim não ficaremos mais horas e horas na perua. Sobra mais tempo para brincar, assistir televisão e escrever para você.
Um beijo de sua prima,
Anita.
Nesta carta é correto afirmar que:
(A) a mãe de Érica que é autora da carta.
(B) Magda é a autora da carta.
(C) Anita é a autora da carta.
(D) a mãe de Magda é a autora da carta.
17- Anedota:
A professora perguntou aos alunos do que eles tinham medo:
Eu tenho medo de Lobisomem, disse Mariazinha.
Não precisa ter medo. É só uma lenda, disse a professora.
Eu tenho medo de Cuca, disse Pedrinho.
Não precisa ter medo. É só uma lenda.
Eu tenho medo do Malamém, disse Joãozinho.
Quem é o Malamém? Perguntou a professora.
Não sei, mas quando a minha mãe vai dormir, ela sempre diz no final das orações:
Livrai-nos do Malamém!
Pelo texto percebe-se:
(A) que Joãozinho não entendia o final das orações de sua mãe.
(B) que Joãozinho não gostava de rezar.
(C) que tinha medo de tudo.
(D) que a mãe de Joãozinho fazia com que ele fosse medroso.
18- Carlos Drummond de Andrade.
Nasceu em Itabira, no estado de Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902, e faleceu, no rio de Janeiro, em 1987, aos 85 anos.
Aos 16 anos, inicia sua vida de escritor com a publicação do poema “Onda!”, na revista Maio, de Itabira. Apesar de ter-se formado em Farmácia, dedicou-se a vida toda a escrever, trabalhando nos principais jornais de Minas e do Rio de Janeiro.
Drummond escreveu contos, crônicas e poemas. Mas foi como poeta que se tornou um dos mais conhecidos e apreciados autores brasileiros.
São algumas de suas obras: Alguma poesia; Brejo das almas; Sentimento do mundo; Contos de aprendiz; Confissões de Minas e a coleção Verso na prosa, prosa no verso- Drummond, destinada ao público infantil, com os títulos Criança d’agora é fogo!; A cor de cada um; Vó caiu na piscina; A senha do mundo.
(Para gostar de ler – Crônicas. São Paulo, Ática, 1987).
A finalidade do texto acima é:
(A) descrever sobre poesias,contos e crônicas.
(B) divulgar sobre os livros de um autor.
(C) ensinar os leitores a comprar livros.
 (D) informar sobre a vida de um autor.
19- O Leão e as outras feras
Certo dia o leão saiu para caçar junto com três outras feras, e os quatro pegaram um veado. Com a permissão dos outros, o leão se encarregou de repartir a presa e dividiu o veado em quatro partes iguais. Porém, quando os outros foram pegar seus pedaços, o leão falou:
__ Calma, meus amigos. Este primeiro pedaço é meu, porque é o meu pedaço. O segundo também é meu, porque sou o rei dos animais. O terceiro vocês vão me dar de presente para homenagear minha coragem e o sujeito maravilhoso que eu sou. E o quarto... Bom, se alguém aí quiser disputar esse pedaço comigo na luta, pode vir que eu estou pronto. Logo, logo a gente fica sabendo quem é o vencedor.
Moral: Nunca forme uma sociedade sem primeiro saber como será a divisão dos lucros.
FÁBULAS DE ESOPO. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.
O texto “O Leão e as outras feras” tem por finalidade:
(A) ensinar algo através de uma fábula.
(B) informar que o leão é o rei dos animais.
(C) descrever a vida na selva.
(D) ensinar sobre a divisão em partes iguais.
20- Texto do caipira
O caipira andava ao longo da estrada seguido de dez cavalos.
Nisso, veio um automóvel e o motorista gritou para o caipira:
– Você tem dez. Mas eu tenho duzentos e cinquenta cavalos!
– E – Vrruuum! – saiu em disparada!
O caipira continuou seu passo. E lá na frente estava o carro
virado dentro do rio, ao lado da ponte.
Aí, o caipira falou pro motorista:
– Oi, “cumpadre”! Dando água pra tropa, é?
(Trecho retirado do livro As últimas anedotinhas do bichinho de maçã, de Ziraldo)
O que a expressão“Vrruuum!" representa no texto
(A) o som do carro.
(B) a voz do caipira.
(C) o som da disparada do cavalo.
 (D) a voz do motorista.

(cada questão vale 0,4)


BOM TRABALHO!!!







GABARITO:TESTE DE PORTUGUÊS ALUNO:______________________________________________________
Cada questão vale 0,4
1 – O teste terá a duração de  duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito.
2 – Marque as respostas no teste, deixe para preencher o gabarito depois que terminar a prova. O gabarito deve ser preenchido com caneta de tinta preta ou azul.
3– Será anulada a questão cuja resposta contiver rasura, estiver
em branco ou para a qual for assinalada mais de uma opção.
QUESTÕES

01
A
B
C
D
E
02
A
B
C
D
E
03
A
B
C
D
E
04
A
B
C
D
E
05
A
B
C
D
E
06
A
B
C
D
E
07
A
B
C
D
E
08
A
B
C
D
E
09
A
B
C
D
E
10
A
B
C
D
E
11
B
B
C
D
E
12
A
B
C
D
E
13
A
B
C
D
E
14
A
B
C
D
E
15
A
B
C
D
E
16
B
B
C
D
E
17
A
B
C
D
E
18
A
B
C
D
E
19
A
B
C
D
E
20
A
B
C
D
E

Nenhum comentário:

Postar um comentário